top of page
  • Bruno Brunelli

Maria Quitéria



Dia 02 de Julho foi comemorado a Independência da Bahia, também chamada de A Verdadeira Independência do Brasil! E dentre as muitas figuras importantes desse evento está Maria Quitéria, a primeira soldado do país, e que muitos a cultuam como uma Pombagira.


Sua história é amplamente sabida por aí, uma pesquisa rápida resolve isso e não vamos nos alongar sobre. O que queremos abordar é que, infelizmente, muitos não fazem nem ideia da importância de Maria Quitéria para o país, e pior, ainda a retratam de forma totalmente errada.


O ponto principal é que MQ não segue o padrão estereotipado da pombagira cigana sensual eurocentrada (e caramba, já deu, né?), e sim uma verdadeira mulher forte do nordeste brasa. Baiana, trabalhou com a mão na terra na fazenda, altiva, independente e focada.


Mesmo sem aprovação de sua família, sentiu fortemente o fogo de lutar por seus ideais e pelo seu povo, enfrentou os olhos tortos da sociedade e se alistou ao Exército Libertador - mesmo se fingindo de homem - para lutar contra a força colonial Portuguesa.


Lutou afinco e foi importante para a expulsão do Exercito Português de Salvador, recebendo até homenagem em alto nível. Não é difícil entender por que virou uma PG importantíssima nas macumbas do Brasil, e ainda hoje continua lutando e protegendo seu povo. LAROYÊ MARIA QUITÉRIA!




46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page