Taí uma coisa que tem muita gente discutindo sobre, há mais de 100 anos: o que é Cultura?
Não existe nenhum grupo de humanos que não tenha criado uma cultura. Então o que é essa coisa abstrata e que ao mesmo tempo nos define como uma sociedade? Dois grandes nomes da antropologia tentaram explicar o que é cultura.
Em 1871 temos uma primeira definição de E.B. Tylor. A cultura (ou a civilização) é um conjunto de conhecimentos, crenças, artes, leis, morais, costumes, capacidades e hábitos adquiridos pelos humanos que vivem em sociedade. Na década de 1950, outro antropólogo importante complementou essa definição.
Claude Lévi-Strauss disse que a cultura é um conjunto de códigos compartilhados que asseguram a ação coletiva de um grupo. Os códigos funcionariam como um sistema. São conjuntos de regras com as quais nós interpretamos a realidade, que ajudam a entender e dar sentido ao mundo.
Esses códigos são sempre simbólicos e, para alguns antropólogos, linguistas e especialistas, é a diferença entre os símbolos que causam os estranhamentos entre culturas diferentes. Apesar das semelhanças biológicas entre os seres humanos, são essas diferenças que dão a singularidade de cada povo ou civilização.
Mas até mesmo dentro de uma mesma sociedade os códigos também não são sempre iguais. Podem haver diferenças étnicas, religiosas ou regionais que criam ramos específicos dessas culturas. E aí elas podem conviver e trocar com a cultura dominante, ou estar em conflito com ela.
O importante aqui é entender que o que chamamos de cultura é um conjunto de símbolos, de condutas, de ideias que unem a todos que fazem parte de um determinado grupo. É a capacidade de criar, entender e replicar esses símbolos - inconsciente ou conscientemente, que nos define como humanos.
Por isso, que o certo e o errado, o moral e o imoral, mudam de uma cultura para outra.
Por exemplo: em algumas culturas indígenas, a pintura corporal e as tatuagens são símbolos religiosos ou sociais. Mas para outras culturas, a pintura do corpo e as tatuagens são só enfeites.
Referências deste post:
"O conceito de Cultura e o estudo das sociedades complexas: uma perspectiva antropológica", de Gilberto Velho e Eduardo Viveiro de Castro. Link: https://qdoc.tips/o-estudo-das-sociedades-complexas-pdf-free.html.
"Mito e Magia em Claude Lévi-Strauss", de Tatiane Aparecida de Almeida. Link: http://seer.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/12909
Comentarios